Iniciativa inédita no Brasil promove a formação de all mountain riders.
Por Marcos Freitas
Fotos: Organização e participantes. (clique nas fotos para ampliar)
O All Rides Allmountain Endurance é um encontro de bikers que acontece no estado do Espírito Santo desde 2014.
Fotos: Organização e participantes. (clique nas fotos para ampliar)
O All Rides Allmountain Endurance é um encontro de bikers que acontece no estado do Espírito Santo desde 2014.
Não se trata de uma competição, mas de uma grande confraternização, que também busca formar novos riders para a prática do all mountain.
"O objetivo é girar, dar rizada, sofrer um pouco subindo ou descendo para transpor ou zerar os percursos com diversas irregularidades no terreno e buscando sempre o máximo de singletracks, com grande altimetria, Mata Atlântica e desfiladeiros, envolvendo resistência, força física e mental, destreza e autossuficiência", explica Thiago Soares, um dos organizadores do All Rides.
Thiago Soares em um dos cenários épicos no percurso do All Rides.
E o evento vem crescendo. A primeira edição foi na cidade de Viana e teve 20 participantes, em 2015 foi a vez de Guarapari com 38 bikers. No encontro deste ano, que aconteceu nesse último sábado em Santa Leopoldina, 63 riders percorreram 46Km com acúmulo de 2.487m de desnível.
O município está na convergência de dois roteiros turísticos capixabas, a Rota do Imigrante e a Rota Imperial, com generosa cadeia de montanhas.
Após um café da manhã reforçado na Pousada Parque Cachoeira Véu da Noiva e um briefing com os participantes, o pedal começou às 8h, com temperatura invernal de 10ºC.
O percurso foi generoso tanto nos desafios, quanto na paisagem épica da região. Muitos singletracks, subidas em meio à plantação de café Arábica aos 1800m de altitude, muitas descidas no flow ride, outras mais travadas com rock gardens, valetas.
Tudo superado pela garra e vibe de motivação dos participantes, que ao final de cada obstáculo, o cansaço era superado pela comemoração em cada vitória pelo trajeto.
Dois pontos de apoio davam cobertura aos riders. A organização ainda contou com apoio de uma pick-up Fiat Toro, que foi fundamental por ser um veículo 4x4, conseguindo chegar em locais de difícil acesso, dando suporte de hidratação e assistência o tempo todo.
O pedal terminou às 17h30. Aos poucos a noite foi caindo e a chegada da lua cheia, trazendo também o ar fresco das montanhas, se misturava com rizadas, salgadinhos, cerveja, batatas fritas e a sensação de alma lavada, após um dia inteiro de mountain bike.
Sobre a edição de 2017, a organização do All Rides Allmountain Endurance faz segredo, mas promete outro encontro épico em terras capixabas.
Agradecimentos da organização do All Rides:
- A todos os riders que embarcam na missão. Destaque para os que vieram de Colatina/ES e Brasília/DF.
- Loja Pé de Bike pela tenda, mesa de frutas, presença e participação.
- Trieste Veículos pela Fiat Toro.
- Parque e Pousada Cachoeira Véu de Noiva.
- Juscelino Castro com Chocolates Pão de Mel by D Damel que foram enviados pela galera de Brasília do Torresmo Ride
Comente na Página
Comente no Facebook