Thiago Boaretto testou os pneus 6Fattie e fez uma análise detalhada dos 650b+.
O Atleta de Enduro da Specialized, Thiago Boaretto, vem usando os novos pneus Ground Control 6Fattie e faz comentários positivos sobre a experiência 650b+.
A primeira impressão marcante da minha Specialized Enduro com os novos Ground Control 6 Fattie é o visual, pois imediatamente nos remete ao modelo da marca, a Fatboy. As rodas se destacam, mas de “Fat” essa bike não tem nada! Com esse set up instalado , toda a bicicleta pesou 13,2 kg. Os pneus 6Fattie, diferentemente de outros pneus mais largos que já utilizei, têm um perfil mais alto, e conseguem “unificar” de maneira equilibrada alguns benefícios das rodas 29 e 650b.
Por carta, a Specialized solicitou que os pneus 6Fattie fossem testados ao máximo: “Ride and Test the hell out of these tires”. Acompanhe Thiago Boaretto detonando durante os testes no vídeo abaixo e em seguida leia a análise do piloto sobre os pneus 6Fattie.
Tração
A tração do novo Ground Control 6Fattie sem dúvida é um dos pontos mais relevantes desse pneu. Seguramente você passará “dando risada” aquele trecho íngreme, em que normalmente a bicicleta “patina” e lhe obriga a pôr o pé no chão.
Downhill
Outro ponto fortíssimo dos 6Fattie são as descidas. A combinação da absorção maior de impactos com a aderência (grip) de solo diferenciada possibilita “soltar os freios” com confiança e descer mais rápido.
Rolagem
A primeira impressão ao ver a bike é que ela irá “segurar” excessivamente a velocidade. Mas a verdade é que, com o pneu bem calibrado, ela proporciona uma ótima rolagem, pois o diâmetro total das rodas com os pneus se assemelha ao de uma bike aro 29. A largura de três polegadas requer um esforço extra para manter a bicicleta em velocidade constante durante as retas, mas sem dúvida é possível percorrer longas distâncias com esse “pneuzão”.
Curvas
Inicialmente, senti lentidão nas respostas da bike em geral, e isso me incomodava muito na entrada e saída das curvas. Porém, testando diversas regulagens de amortecedores e pneus, foi possível encontrar um equilíbrio para boa aderência (grip) nas curvas e para retomadas de velocidade.
Por mais “cheio” que os pneus estivessem, tinha a sensação de que estavam “dobrando” nas curvas mais fortes. Quando percebi que esse era o funcionamento normal dele, andei mais confiante e pude elevar os testes a outro nível.
Frenagem
O pneu mais largo tem maior contato com o solo, o que melhora o desempenho da tração e, consequentemente, a frenagem da bicicleta. Contudo, a “força G” adquirida pela bicicleta nas descidas, aliada ao peso extra diretamente ligado às extremidades da rodas, obriga os atletas mais extremos a optar por discos maiores (200mm). Baixar a pressão do pneu seria outra alternativa, mas isso prejudicaria o desempenho do atleta.
Conforto
O conforto extra proporcionado por essa configuração é outro ponto interessante. Os pneus mais altos permitem pedalar com maior precisão em terrenos hostis para os pneus normais, como solo arenoso, cascalho solto e até mesmo terreno liso. Como os ângulos de ataque das 650b+ se assemelham aos da 29, pode-se contar com um conforto “extra” desta nova experiência no pedal e na pilotagem. Os pneus ainda proporcionam melhor absorção dos impactos no solo e nos saltos. Com os pneus mais altos, a bike ganha alguns milímetros de curso no amortecimento, praticamente ignorando certos obstáculos.
Conclusão
Os novos Ground Control 6Fattie têm muitos pontos positivos e foram muito bem nos testes, principalmente nas partes extremas. Resumidamente, eles proporcionam mais conforto e segurança aos bikers. Permitem maior velocidade e segurança nos trechos tecnicamente mais difíceis. Sua essência está voltada para o all mountain extremo, um perfil para quem gosta de fazer expedições em montanhas e andar em trilhas de difícil acesso. Um verdadeiro brinquedo de gente grande.
Comente na Página
Comente no Facebook